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Resolução de Litígios Online

Caro cliente, 

A União Europeia criou um site para apoiar os consumidores a apresentarem as suas reclamações sobre qualquer litígio em que estejam envolvidos.

Neste âmbito, a Repincol disponibiliza toda a informação para que possa exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial ao processo, ( «entidade de resolução de litígios») que o ajudará a resolver o litígio em questão.

Assim, se ficou insatisfeito com a aquisição de um bem ou serviço no nosso site, ou com a solução por nós apresentada para resolver a situação, pode aceder a este site oficial  https://webgate.ec.europa.eu/odr/main/?event=main.home.show e expôr a sua contestação.

O que é a resolução alternativa de litígios?

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.

Regra geral, o procedimento é o seguinte: o cliente pede a um terceiro imparcial que intervenha como intermediário entre si e o comerciante que é o alvo da sua reclamação.

O intermediário pode sugerir uma solução para a sua reclamação, impor uma solução a ambas as partes ou reunir as partes para encontrar uma solução.

Talvez conheça o conceito de resolução alternativa de litígios por outro nome: 'mediação', 'conciliação', 'arbitragem' ou 'comissão competente no âmbito dos litígios de consumo'.

A resolução alternativa de litígios é, por norma, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.

A Repincol disponibiliza os sites de algumas dessas entidades que poderão ajudá-lo a apresentar os seus argumentos:

 
Sugestões de Entidades de Resolução Alternativa de Litígio
 
CICAP - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
 
Rua de Damião de Góis, 31 – Loja 6 | 4050-225 Porto
 
Tel.: 225 508 349  /  225 029 791   -    Fax: 225 026 109
 
E-mail: cicap@mail.telepac.pt    /    web: www.ciap.pt
 
 
CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
 
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
 
Campus de Campolide | 1099-032 Lisboa
 
Tel.: 213 847 484   -   Fax: 213 845 201
 
 
 
Para mais informações poderá consultar o Portal do Consumidor www.consumidor.pt